A Internet é um conjunto de dispositivos conectados em uma rede mundial e que dispõe de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP e permite o acesso a diversas informações e a todo tipo de transferência de dados.
O Dia Internacional da Internet Segura foi criado na União Europeia, através da Rede Insafe, no dia 08 de fevereiro de 2004, sendo lembrado no Brasil desde 2009. O objetivo da data é mobilizar instituições e usuários, principalmente jovens e crianças, a estimular o uso livre e seguro dos computadores e dos telefones celulares.
Atualmente a internet pode ser utilizada em dispositivos como computadores, celulares ou tablets, permitindo o compartilhamento de informações entre os usuários. Porém, existem casos em que este compartilhamento pode sofrer alterações. Hackers se aproveitam de falhas no sistema para conseguir dados importantes que podem acabar gerando prejuízo para os donos das contas. Existem também alguns sites não confiáveis que podem infectar o dispositivo com vírus, o que causa danos à sua internet e ao aparelho. É importante saber navegar em sites confiáveis, para evitar problemas deste tipo. Lações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações.
A internet se tornou a forma mais rápida de comunicação uma vez que estamos conectados, seja no trabalho, viajando e até mesmo indo às compras, a qualquer momento com amigos e familiares.
Entretanto, esse crescimento exponencial da comunicação trouxe junto uma preocupação com a segurança da informação que circula na rede. Por exemplo, um cartão de crédito se tornou moeda virtual e muitas vezes quando utilizado, as senhas não são pedidas ao usuário, tornando-se um chamariz para os hackers que criam sites, e-mails etc., para roubarem seus dados. Por conta desta preocupação, foram criadas regras para nos proteger, como por exemplo, ao receber qualquer arquivo executável ou mensagens com links suspeitos no seu e-mail, o sistema deve identificar e colocar imediatamente a mensagem em quarentena, pois esses arquivos podem conter vírus.
É muito importante manter o antivírus e o sistema operacional do seu computador atualizados e proteger sua rede sem fios com senha segura, isto é, ter um tamanho ideal de 14 caracteres com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.
Ao realizar compras online, devemos verificar se a loja virtual é realmente segura, ou seja, se os dados trafegados entre você e a loja estão criptografados (existência do símbolo de “cadeado” onde digitamos o endereço URL da página web da loja virtual), pois é uma maneira de saber a integridade do e-commerce. Outras dicas são criar uma senha forte, mudar a senha a cada 06 meses, sempre optar pela autenticação em dois fatores, não utilizar a mesma senha para outras contas/lojas e nunca usar computadores compartilhados para fazer compras ou pagamentos.