Hoje 18/11, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Racismo.
Segundo o dicionário Oxford Languages, Racismo é o preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico.
Por este motivo, este dia têm como objetivo combater o racismo e qualquer forma de expressão oriunda dele.
O preconceito racial ainda é uma realidade no Brasil e isso se reflete em todos os setores do País, inclusive na área da saúde. No Brasil, a história de seus conflitos e problemas envolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material. Nas origens da sociedade colonial, o nosso país ficou marcado pela questão do racismo e, especificamente, pela exclusão dos negros. Mais que uma simples herança de nosso passado, essa problemática racial toca o nosso dia a dia de diferentes formas.
A população negra ainda tem um longo caminho a percorrer no mercado corporativo por falta de espaço e conexões. Tem se falado bastante sobre diversidade nas empresas quem tem o papel de criar um plano de carreira para essas pessoas, criar um plano onde a pessoa negra possa ser um líder, mas muitas vezes acaba ficando estagnada por falta de espaço para falar e mostrar as suas questões. E, ainda, tem os modelos de recrutamento das empresas que são padronizados e bloqueiam a entrada de pessoas negras no mercado de trabalho.
O dia 18 de novembro foi escolhido Dia Nacional de Combate ao Racismo por coincidir com a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou contra a escravidão no país.
A DK2 não tolera qualquer atitude gerada por preconceitos relacionados à raça, cor, sexo, religião, orientação sexual, classe social, nacionalidade, idade, estado civil, posição político-partidária ou qualquer tipo de incapacidade física ou mental dirigida a qualquer pessoa.
>> Acesse nosso código de ética e conheça nossos valores e cultura