A carreira de Agente Penitenciário é de extrema importância no Estado Democrático de Direito uma vez que, além de ser responsável por guardar as instituições prisionais, zelando pela segurança da sociedade, tem como missão manter a integridade física dos presos e buscar a ressocialização desses indivíduos.
A Policial Penal, anteriormente denominada Agente ou Inspetor Prisional, é um oficial responsável por manter a ordem e disciplina no interior das unidades prisionais, bem como no âmbito externo.
O Dia do Agente Penitenciário Federal é comemorado em 16 de março. Este profissional faz a vigilância dos detentos e garante que as normas e regulamentos do estabelecimento penal sejam seguidas. Também presta assistência necessária ao detento, realiza contenções e escoltas armadas, e auxilia a polícia na busca de presos que estejam foragidos do sistema penitenciário.
As Penitenciárias Federais brasileiras compõem o Sistema Penitenciário Federal, administrado pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN – e têm reconhecimento internacional pelo seu forte esquema de segurança, contando com equipamentos e armamentos de ponta. O sucesso desse sistema é garantido pelos servidores que contribuem para o fortalecimento da Segurança Pública do Brasil. Eles são responsáveis pelas atividades de atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais e de internamento federais.
Conforme a Legislação quem ocupa este cargo não pode acumular cargos públicos, pois o cargo de Agente de Segurança Penitenciário será exercido em regime de dedicação exclusiva.
Os agentes penitenciários brasileiros têm salários variáveis, de modo que não existe um único edital para ocupar essa função. Alguns estados acabam pagando melhor seus policiais penais que outros.
O Grupo Celffort/DK2 parabeniza a todos profissionais do sistema penal brasileiro por cumprirem esta função de extrema importância para a segurança da sociedade.