Nesta semana (3 de julho) tivemos o dia nacional de combate à discriminação racial, crime que está relacionado a qualquer comportamento ou fala de distinção, exclusão, restrição ou preferência por determinada raça, nacionalidade, ascendência, cor ou ética.
O combate a discriminação é uma luta diária, porém, a data é nomeada no dia 3 de julho por conta da lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951), sancionada por Getulio Vargas há 70 anos. Essa foi a primeira lei brasileira que tratou do assunto. Porém, ela não tratava o racismo como crime e sim como contravenção da lei. Antes disso, não havia qualquer previsão penal para esse tipo de crime. Entre as punições previstas estavam pequenos períodos de prisão e multas.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostra os efeitos que o racismo promove em uma criança.
Para os pesquisadores, crianças que são vítimas, ou presenciam cenas de preconceito e violência em pessoas da mesma raça que ela, têm afetado de forma cruel e duradoura:
- O aprendizado,
- O comportamento,
- A saúde física e mental.
De forma geral, a pessoa que sofre ou presencia discriminação racial e violência vive em constante estado de alerta, o que acaba comprometendo a vida deste individuo em grupo e o seu olhar para a sociedade.
No Brasil, as causas do racismo podem ser associadas, principalmente, à longa escravização de povos de origem africana e a demora na abolição.
Este é o chamado racismo estrutural aflorando nas interações individuais, que, de maneira ainda mais branda e por muito tempo imperceptível, tende a ser ainda mais perigosa por ser de difícil percepção. Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial.
O Grupo Celffort/DK2 tem políticas e valores que são colocados em prática diariamente. Nosso compliance deixa claro a cultura da empresa em relação a inclusão, diversidade, ética, combate ao racismo e a toda forma de preconceito.
O Código de Conduta da DK2 orienta os comportamentos desejados para todos os colaboradores da empresa, visando fortalecer sua imagem perante os clientes e ao mercado, bem como orientar as decisões e atitudes de nossos colaboradores no exercício de suas atribuições, servindo de guia para suas condutas pessoais e profissionais, sempre baseados nos pilares de nossa cultura, que tem como principal foco a Segurança Preventiva Humanizada, que é feita com ética, cordialidade, respeito, comprometimento, qualidade e sustentabilidade.
Conheça mais sobre nossos valores através do link – https://dk2seguranca.com.br/compliance-politicas/