Todos os dias centenas de pessoas precisam efetuar pagamentos, retirar ou receber algum dinheiro nos caixas eletrônicos, agências bancárias ou lotéricas.
Por isso, uma das ações de criminosos mais frequentes são os assaltos na saída destes estabelecimentos ou durante o uso. Pensando nisso, o Grupo Celffort/DK2 listou algumas dicas que lhe ajudarão a prevenir-se e diminuir riscos deste tipo, compartilhe com sua família e amigos.
- Dia de pagamento
Evite ir ao banco para sacar dinheiro em dias de pagamentos (dia 5, 10 ou 20) que são os dias mais movimentados em agências e caixas eletrônicos.
2. Estranhos
Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Em caso de dificuldade, comunique-se com os funcionários do estabelecimento.
3. Senhas
Nunca revele sua senha para desconhecidos, seja por telefone, e-mail ou pessoalmente
4. Rotina
Evite criar uma rotina, ou seja, frequentar a mesma agência e local em dias e horários iguais com frequência. Pessoas mal-intencionadas podem estar observando diariamente.
5. Grandes quantias
Evite sacar grandes quantias, preferindo assim utilizar opções mais práticas que não dependem de presença física no banco, como as transferências bancárias (DOC ,TED e PIX) e pagamentos eletrônicos.
6. Escolha bem o local
Caso seja realmente necessário sacar dinheiro, prefira agências e/ou caixas eletrônicos localizados em lugares mais movimentados, como em shopping ou supermercado, por exemplo, pois possuem segurança um pouco mais reforçada.
7. Atenção com o ambiente
Antes de realizar a ação no banco, observe o ambiente. Caso perceba alguém com comportamento suspeito nos arredores ou dentro da agência, avise a gerência ou o vigilante responsável e não faça o saque. Caso seja possível, esteja acompanhado ao ir ao banco.
8. Discrição e agilidade
Não comente em voz alta com ninguém qual tipo de operação irá realizar no banco e não demore durante a ação. Evite também contar dinheiro em público (bancos possuem locais apropriados e reservados para isso).
9. Pertences
Bolsas e sacolas devem ser carregadas junto ao corpo e na parte da frente, evite colocar o dinheiro no bolso.
10. Não reaja em caso de assalto
Caso seja surpreendido por um criminoso, não reaja, ele pode estar armado! Entregue o dinheiro e rapidamente entre em contato com a polícia militar, além de dirigir-se à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.