Com origem no verbo inglês “to comply”, que quer dizer cumprir, obedecer, estar de acordo, define-se COMPLIANCE como seguir as leis, normas e procedimentos internos das organizações, além de parcerias éticas, seja com o setor público ou privado e seus fornecedores.
Até bem pouco tempo atrás, o Compliance estava restrito às multinacionais e a setores extremamente regulados, como o financeiro e o de saúde. Nos últimos anos, porém, o tema entrou de forma definitiva na agenda das empresas brasileiras e da sociedade como um todo, seguindo uma tendência já consolidada nas principais economias do mundo, que demanda condutas empresariais mais transparentes e lícitas.
Ao estar em compliance com as boas práticas e padrões existentes atualmente, a organização destaca-se e recebe o reconhecimento do mercado. Outros benefícios, além da vantagem competitiva, são: desconto em linhas de crédito, valorização da organização, melhor retorno dos investimentos, entre outros.
Abaixo estão mais algumas vantagens e objetivos que o compliance bem aplicado trás para as empresas:
- Criar uma cultura que encoraje uma conduta ética e aderência ao Compliance;
- Identificar os riscos do mercado e os riscos específicos relacionados ao negócio da empresa;
- Prevenir e detectar condutas ilícitas existentes ou potenciais;
- Ajudar os colaboradores a cumprir a legislação, o código de conduta e ética, e políticas internas através de regras claras, divulgadas e acessíveis, de ferramentas fáceis de manejar;
- Proteger a empresa em caso de falhas no Programa de Compliance, o que poderá servir como evidência para a redução de multas;
- Maior conhecimento sobre seu próprio negócio e o mercado em que atua;
- Melhor aplicação de recursos;
- Maior proteção contra fraudes e demais irregularidades em sua cadeia de valor;
- Atração de profissionais de alto desempenho para a equipe;
- Diferencial competitivo e valorização da marca;
- Celebração de contratos de médio e longo prazo com outras empresas íntegras;
- Estabelecimento de parcerias e atração de investimentos de empresas estrangeiras e mesmo de investidores nacionais que queiram investir em empresas íntegras.
O grupo Celffort/DK2 acompanhando as necessidades do mercado tem um compliance atuante dentro da organização. Com códigos e políticas bem definidas, de forma transparente disponibiliza estes documentos ao público através do site e canais de comunicação.