A necessidade das empresas se adequarem e acompanharem as novidades do mercado está cada vez maior, e um termo que tem sido muito falado no momento é o ESG, mas afinal o que isso significa?
O ESG surgiu em 2004, em uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) e significa Environmental, Social and Governance, que em português se traduz como Ambiental, Social e Governança Corporativa
A sigla reflete o quanto uma empresa está comprometida em ter uma operação sustentável, socialmente consciente e transparente no que diz respeito à sua administração.
Empresas que buscam se atualizar neste novo conceito, passam a entender suas responsabilidades sociais, a importância de ter um propósito e valores bem estabelecidos. Passam a olhar mais para o impacto que causam no mundo e no meio-ambiente.
O grupo Celffort/DK2 sempre se preocupou em acompanhar e se adaptar às mudanças da sociedade, com propósito e valores já atrelados à sustentabilidade e diversidade, as transformações não precisarão ser tão profundas.
Confira algumas iniciativas que adotamos que estão de acordo com as práticas ESG.
Ambiental:
Questões referentes ao meio ambiente, como aquecimento global, emissão de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição e recursos naturais.
- Coleta seletiva;
- Lixo eletrônico em local correto;
- Reaproveitamento de papel e impressões de rascunho
- Incentivo da partilha de automóvel e uso de bicicletas
- Utilização de lâmpadas de baixo consumo
- Utilização de temporizadores nas torneiras para poupança de água
Social:
Mostra como a empresa valoriza seus clientes e colaboradores, com temas como inclusão, diversidade, direitos humanos, engajamento dos funcionários, privacidade e proteção de dados, políticas e relações de trabalho, relações com comunidades e treinamento da força de trabalho.
- Central de atendimento ao colaborador;
- Campanhas solidárias;
- Políticas de diversidade e inclusão;
- Índice de engajamento dos colaboradores;
- Prática assídua da nossa Missão, Visão e Valores;
- Doações de cesta básica para instituições de caridade
Governança:
A letra G da sigla também fala sobre gestão e aborda pautas como ética e transparência, estrutura dos comitês de auditoria fiscal, política de remuneração e canal de denúncias.
- Canal interno de denúncias;
- Código de Ética e Conduta;
- Política antissuborno e anticorrupção
- Políticas e ações voltadas para LGPD
- Política de qualidade
- Transparência administrativa e plano de carreira