O serviço de controle de portaria é indispensável em um condomínio, para garantir a segurança dos moradores e seus patrimônios.
Com os condomínios direcionando altos investimentos para a segurança, o cargo de porteiro tem exigido profissionais responsáveis, preparados para lidar com o avanço tecnológico e relacionamento humano. Mas é importante lembrar que o porteiro de condomínio não é o único que deve estar atento à manutenção da segurança, pois os condôminos também devem estar cientes de seus deveres e atuar de forma a preservar o bem-estar de todos.
Abaixo estão algumas dicas para garantir um bom serviço de portaria no condomínio:
– Padronização das funções
O porteiro deve estar focado em manter a segurança do condomínio e para isso é necessário que ele próprio e os condôminos conheçam, de forma clara, quais as funções que ele é pago para desempenhar.
O porteiro de condomínio não deve exercer funções de manobrista, carregador, encanador, eletricista, dentre outras. O regimento interno e a convenção do condomínio devem comunicar, a todos, o tipo de serviço prestado pelo porteiro, a quantidade de funcionários da portaria e o horário em que esses serviços serão prestados.
– Treinamentos regulares
O porteiro de condomínio deve ser treinado para exercer as funções para as quais foi contratado. Esses treinamentos podem ser ministrados por empresas terceirizadas, especializadas em segurança. É comum que os porteiros aprendam: noções de primeiros socorros; técnicas para identificação de visitantes, prestadores de serviços e moradores; técnicas de segurança para abrir e fechar portões; técnicas para acionar as autoridades cabíveis em situações de risco, dentre outras. Muitas dessas empresas especializadas promovem treinamentos, inclusive com os condôminos, simulando situações de perigo com o intuito de desenvolver habilidades desejáveis para esses contextos.
– Apresentação pessoal e boa comunicação
Comunicar-se bem é essencial para a função de porteiro de condomínio. Conseguir compreender o que o visitante ou prestador de serviço deseja e transmitindo a informação de forma eficaz para o responsável, permitindo assim que este atue da forma necessária (autorize a entrada de visitante, desça para fazer pagamentos e buscar encomendas, por exemplo). O profissional da portaria, bem treinado, sabe que ao estabelecer sua comunicação não deve utilizar gírias, nem estabelecer muita intimidade. A comunicação deve ser mais formal, precisa, para causar uma boa impressão na maioria das pessoas atendidas.
A DK2 conta com uma equipe de porteiros que atuam de forma humanizada aptos a fiscalizar e proteger o patrimônio, receber e distribuir correspondências, comunicar ocorrências e tomar as devidas providencias em caso de situações de risco.
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