Sabemos que o termo “estar seguro” só é valido até o momento que alguma situação aconteça, por isso muitos dizem que não existe 100% de segurança, porém há formas de minimizar os riscos.
Todos nós estamos constantemente correndo riscos pessoais de alguma maneira, seja por meio de assaltos, furtos, sequestros, agressões ou perdas, isso varia muito de acordo com a localidade e ambiente onde se encontra, algo que não podemos controlar individualmente, porém, existem pequenas mudanças de atitudes e ações em nosso dia a dia que, se executadas com regularidade, nos ajudarão a evitar muitas situações de risco.
Abaixo listamos algumas orientações de segurança pessoal:
- Não ande sozinho por locais perigosos ou tarde da noite.
- Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos ou pouco iluminados.
- Não carregue consigo grandes quantidades em dinheiro ou itens valiosos.
- Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais.
- Desconfie sempre de estranhos que tentem aproximação.
- Não ande armado. Quem carrega arma de fogo, muitas vezes sem saber usá-la adequadamente, pode ser induzido à prática de atos temerários.
- Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles, seu nervosismo poderá aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.
- Quando estiver em seu veículo, evite estacionar em lugares desertos e pouco iluminado.
- Não aceitar a entrada de técnicos não solicitados em sua residência.
- Ao viajar, avise a parentes ou vizinhos de confiança, para verificar a residência e fazer a coleta de correspondências.
- Nunca guarde grandes quantidades de dinheiro em casa.
- Tenha se possível uma extensão do telefone no seu quarto ou tenha ali um celular para os casos de precisar chamar a polícia pelo fone 190.
- Se mora só, deixe à disposição do síndico telefones de contato de pessoas a quem se deva comunicar problemas ou pedir ajuda.
- Não dê informações por telefone para pessoas desconhecidas.
- Em caixas eletrônicos, não revele sua senha para terceiros. Em caso de dificuldade, comunique-se com funcionários do banco. Observe atentamente as pessoas com atitudes suspeitas próximas ao local.
- Ensine as crianças a pedir auxílio à polícia pessoalmente, por telefone ou às pessoas conhecidas.
- Não carregue o seu celular à mostra em ruas de grande movimento e transporte público.
- Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixe celulares sobre a mesa ou balcão.
- Em veículos, não use celular se estiver sentado próximo à janela e com vidro aberto.
- Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado.