O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 com o objetivo de alertar a sociedade quanto a importância da detecção precoce do câncer de mama, que é um dos tipos de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a 25% dos novos casos de câncer por ano.
A doença é mais comum a partir dos 35 anos e com o avançar da idade o risco cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, de forma mais rara, representando apenas 1% do total de casos.
O aumento do câncer de mama fez o movimento ganhar força no decorrer dos anos e a cor rosa é utilizada durante todo o mês de outubro em vários países para chamar a atenção da sociedade para a causa.
Adotar um estilo de vida saudável diminui os fatores de risco, mas, além disso, é necessário evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro.
A prevenção requer o autoexame da mama mensal, de três a cinco dias após o término da menstruação. É comum que as mulheres descubram o câncer de mama desta forma, entretanto, a mamografia ainda é a maneira mais eficaz de descobrir a doença e deve ser realizada uma vez ao ano.
Os sintomas vão muito além do nódulo nas mamas. Embora esse seja o sinal mais conhecido, em fase inicial, o câncer de mama pode não provocar sinais, mas, quando o quadro se agrava, pode ocorrer saída de líquido do mamilo, tamanho ou formato diferente das mamas, desconforto, mamilo dolorido, entre outras.
A DK2 acredita que a prevenção é uma das melhores formas de lutar. Cuide-se e decore a sua saúde com o laço rosa!