Hoje em dia, o monitoramento é uma necessidade vital para residências, corporações, condomínios e outros estabelecimentos comerciais. À medida que um local adquiri bens ou tem algum giro financeiro, automaticamente vira alvo de meliantes para furtos, assaltos e arrombamentos.
O principal benefício deste modelo de segurança é evidenciar e impossibilitar a entrada de pessoas não conhecidas ou não autorizadas nos locais protegidos. Sendo que tudo isso é feito de maneira eletrônica. Em casos de invasão ou até arrombamentos, o alarme imediatamente irá soar e será enviado um aviso à empresa contratada
Para montar um sistema de monitoramento, geralmente, são necessários os seguintes equipamentos:
- Centrais de alarme;
- Sensores de movimento;
- Contatos magnéticos;
- Botões de pânico;
- Câmeras;
- Circuito fechado de televisão;
- Cabeamento dedicado para cada dispositivo.
- Organização do processo produtivo
Quais são os benefícios que o monitoramento eletrônico proporciona?
1- Redução do risco de arrombamentos
As estatísticas revelam que empresas com monitoramento eletrônico estão 3 vezes menos propensas a serem invadidas.
2- Redução na reincidência de roubos e furtos
Um local que já foi invadido ou furtado tem chances maiores de sofrer as mesmas consequências novamente. Já com uma empresa estruturada tecnologicamente com segurança não se encaixa neste perfil.
3- Redução de custos com seguro
As seguradoras costumam oferecer descontos para empresas que já tem monitoramento eletrônico instalado.
4- Agilidade
Caso a empresa se encontre em um local afastado ou com área isolada, entender como montar um sistema de monitoramento eletrônico possibilita maior rapidez no acesso a serviços de segurança.
5- Consultoria especializada
Em toda corporação, existem cômodos e divisões que necessitam de cuidados especiais. Só uma empresa especializada saberá qual o ponto de ação para cada lugar.
6- Riscos de acidentes
Os sistemas de monitoramento eletrônico podem evitar acidentes, tais como vazamento de gases tóxicos.
7- Riscos de incêndio
O monitoramento eletrônico notifica você e os outros responsáveis pela corporação sobre o princípio de um incêndio. Nesse tipo de situação, a agilidade do processo é vital para salvar vidas e reduzir ao máximo os danos patrimoniais.
8- Emergências
O sistema de monitoramento disponibiliza o botão de pânico. Tocando este botão, a central de segurança é informada da situação de risco e, de imediato, é encaminhada uma equipe ao local do evento ocorrido em companhia dos órgãos de segurança pública.
Então, se tem interesse em proteger seu patrimônio de maneira eletrônica, a melhor saída é investir em um sistema de monitoramento. Utilizando a tecnologia, em conjunto com a segurança, é possível estar constantemente vigiando seus bens, certificando-se de que não exista qualquer tipo de violação onde se encontram.