Com toda a certeza, uma das maiores dúvidas de quem deseja um serviço eficaz para proteger o patrimônio é qual dos dois tipos de segurança escolher, portaria ou vigilância. O grande problema, muitas vezes, é que as pessoas não fazem ideia da diferença existente entre os dois, por isso vamos esclarecer esta dúvida:
A diferença entre os serviços são que na portaria as responsabilidades são de controle e recepção. Na vigilância o foco é na segurança do local como o todo.
Vale lembrar que o serviço de portaria é exclusivo ao ambiente da entrada não se estendendo para as demais áreas da empresa. Por outro lado, a vigilância cuida da segurança de todos os ambientes.
O serviço de vigilância é feito apenas por empresas autorizadas pela Polícia Federal. Além do curso de formação, os vigilantes devem passar por reciclagem a cada 2 anos.
Nos locais em que existem os dois tipos de serviços é imprescindível que a atribuição de cada função seja claramente definida. Com isso, são evitadas contingências trabalhistas já que o porteiro não pode substituir o vigilante em caso de folga ou faltas. Vale ressaltar que para usar colete e armamento balístico no posto de trabalho é necessário ser funcionário da vigilância privada.
Para a formação do porteiro e as atividades que ele desempenha de um modo geral, não existe regulamentação de um curso específico de formação para a execução da profissão.
Como atividades, os porteiros zelam pela guarda do patrimônio e fazem o controle de acesso de fábricas, residências, comércio, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros locais.
Também é função do porteiro inspecionar dependências, no intuito de evitar imprevistos.
Para exercer a função de vigilante, é obrigatório que o profissional passe por um curso de formação e reciclagem periodicamente, em instituições credenciadas com a Polícia Federal.
Como atividades, o vigilante monitora dependências, áreas públicas e privadas. A finalidade é prevenir, controlar e combater delitos.
Também zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos.
Além das funções destacadas, o vigilante recepciona e controla a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; controlam objetos e cargas, entre outras atividades.
A DK2 Segurança patrimonial oferece os dois tipos de serviços com especificações personalizadas para cada cliente, acesse nosso site e conheça melhor nossos serviços